sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O Fandango Caiçara

                     O fandango faz parte da vivência e do cotidiano do povo caiçara, faz parte da vida social das comunidades ribeirinhas de todo o litoral de São Paulo e também do Paraná.

É uma expressão cultural que envolve música, tocada com violas e rabecas; dança em pares e em roda, e também é muito  comum  a presença sonora do sapateado feito com tamancos; e ainda traz em sua essência o improviso de versos que diverte a todos os espectadores.

Sua prática é associada a diversão e socialização, em bailes ofertados como retribuição a mutirões de trabalho, em festas religiosas, no carnaval etc.

Até os anos de 1960, era mais comum no ambiente familiar e comunitário dos sítios.

Desde então a pratica se expandiu e se tornou mais intensa a partir do final da década de 1990, assim formaram-se muitos grupos de fandango que  se  apresentam também em clubes urbanos e participam dos circuitos de cultura, entre outros eventos culturais.

A organização de grupos pode ser pensada como um anseio dos próprios fandangueiros, por vezes com incentivo de pesquisadores e agentes culturais, em salvaguardar aspectos do modo de vida tradicional caiçara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto “O Registro da Cultura Caiçara pelos Olhos da Juventude” realiza live neste sábado, dia 04 de dezembro

  Live de finalização do Projeto será transmitida ao vivo pela página do  facebook do Projeto O Projeto “O Registro da Cultura Caiçara pel...